Cancro

Cancro

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Tipos de tratamento da doença

Existem vários tipos de tratamento para pessoas com doenças cancerigenas. As mais comuns são a cirurgia, radioterapia e a quimioterapia. Pode até mesmo ser usado o transplante de células estaminais, para que o doente possa receber doses muito elevadas de radioterapia e quimioterapia.

Em alguns casos o tratamento é mais eficaz se for utilizado somente um método enquanto que noutros, uma combinação de vários métodos. Se os tratamentos actuarem numa área do corpo específica dá-se o nome de terapêutica local. Pelo contrário se este actuar em todo o corpo dá-se o nome de terapêutica sistémica. a cirurgia e a radioterapia são tratamentos locais.

tratamentos sistémicos - tratamentos que através da corrente sanguínea vão destruir o crescimento das células e controlar o cancro. A quimioterapia, a terapêutica hormonal e a terapêutica biológica são tratamentos sistémicos.


Quimioterapia



um dos efeitos secundários da quimioterapia é a queda de cabelo e pêlos do corpo, voltando depois a crescer embora o cabelo novo possa ter cor e textura diferente do anterior.
Pode ainda causar falta de aptite, náuseas, feridas na boca ou lábios, assim como diarreia.

Radioterapia

aparelho de radioterapia
A radioterapia tal como a quimioterapia, pode ter vários efeitos secundários, tais como: cansaço, principalmente nas ultimas semanas do tratamento. Apesar do descanso ser bastante importante durante este tratamento, os médicos aconselham as pessoas a manterem-se o máximo activas possível. Outro efeito secundário é uma mudança na cor da pele permanente e algumas marcas. Porém estas desaparecem gradualmente com o tempo.

Sintomas de alerta

O cancro pode manifestar diversos, como por exemplo:


  1.  Alterações relevantes na rotina intestinal ou da bexiga
  2. Sensação de fraqueza ou cansaço extremo.
  3. Ferida que não desaparece, não cicatriza.
  4. Massa," elevação" na mama, ou em qualquer outra parte do corpo.
  5. Sangramento ou qualquer secreção anormal.
  6. Desconforto depois de comer.
  7. Dificuldade em engolir.
  8. Aumento, ou perda de peso, sem motivo aparente.
  9. Surgimento de um novo sinal ou a alteração num sinal que já exista.
  10. Tosse sistemática ou rouquidão.
entre outros sintomas.
porém estes sintomas nem sempre são sinal de cancro. podem também ser provocados por tumores benignos. Sendo assim importante que quem tenha estes sintomas consulte o médico para diagnosticar o problema.

o cancro no seu inicio não provoca dor, portanto não se deve esperar pela dor para procurar a opinião de um médico, mas sim quando algum destes sintomas se manifestar.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O que é o Cancro?

O cancro é a reprodução anormal das células.

Um conjunto de várias células formam um tecido que por sua vez, estes vão formar os orgãos existentes no nosso corpo. É neste conjunto de células que o cancro se inicia. No processo normal as células crescem e reproduzem-se para dar origem a outras. Durante a sua existência estas têm um ciclo normal da vida, ou seja, envelhecem e morrem sendo posteriormente substituidas por novas células. Porém por vezes este processo ocorre de forma anormal. As células novas são formadas sem que o organismo necessite e entretanto as células mais antigas não se extinguem. Com a existência de um número de células a mais, forma-se um tumor.

Contudo os tumores podem designar-se de malígnos ou benígnos.

  • Os tumores malígnos

    são os que são considerados como perigosos e que podem pôr em risco a vida de um individuo.
    Têm o risco de voltar a crescer, mesmo quando são removidos. As células destes tumores podem entrar e danificar os tecidos e orgãos do nosso corpo, podendo ainda libertar-se do tumor inicial (primário) e penetrar na corrente sanguínea ou no sistema línfantico. A este processo dá-se o nome de metastização.


  • Os tumores benígnos

    Os tumores benígnos são o oposto. São os tumores que raramente podem pôr em risco a vida do indivíduo e que normalmente podem ser removidos, não voltando a crescer. Ao contrário dos tumores malígnos, as células destes tumores não se espalham, tendo o nome de metastização à distância.



Os vários tipos de cancro


Os nomes dados ao cancro provêm do local onde este se inicia. Ou seja, diz-se que se tem cancro no pulmão porque foi neste que ele se iniciou e se desenvolveu e assim sucessivamente. As células cancerígenas podem alojar-se noutros orgãos, indo para estes através do sangue. Quando isto acontece o novo tumo tem igualmente o mesmo tipo de células anormais do tumor inicial. Sendo assim quando o cancro se move para outros orgãos, as células que existirão nestes, serão células do cancro inicial, por exemplo cancro do pulmão. Ou seja, se o tal cancro do pulmão afectar a mama não estamos perante um cancro da mama, mas sim um cancro do pulmão metastizado. O tratamento portanto será ao cancro do pulmão e não da mama.




















Células cncerigenas