Cancro

Cancro

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O que é realmente o Cancro

As fotos a seguir, mostram a luta de Cyndie French, uma mulher estadunidense de 40 anos e mãe de cinco filhos, contra o neuroblastoma, um tumor maligno que acabou com a vida de Derek, o filho mais novo.
Durante meses, todos os aspectos que envolveram o tratamento médico e o impacto do cancro na vida familiar foram testemunhadas por duas repórteres. O resultado final é um relato surpreendente, polémico por conta da dureza de algumas imagens, porém um exemplo de amor e coragem que plasmam os últimos meses da vida do menino.
Cyndie vendeu o seu comércio, enviou a sua filha menor de 6 anos para viver com o pai e não deu mais atenção aos filhos menores, os quais passaram a ter problemas com rendimento escolar, sendo que um dos filhos abandonou a escola.
“Sentia que era importante mostrar para as pessoas o que realmente acontece e não ficar escondendo por trás de uma aparência de normalidade” – Declarou a mãe do menino, para
 explicar os motivos da exposição pública de sua intimidade:


Cyndie leva o filho Derek para cima e para baixo nos corredores da UC Davis Medical Center, distraindo-o durante a temida espera antes de sua extração da medula óssea. Médicos querem determinar se ele é elegível para um transplante de células-tronco do sangue, a sua melhor esperança para bater o neuroblastoma, um raro cancro infantil.
Cyndie abraça o filho, depois de contar lhe que ele precisa de cirurgia para remover um tumor cancerígeno no seu abdómen.
Derek recebe uma massagem suave de sua mãe: “Eu vou fazer o que for preciso para fazê-lo feliz, e vê-lo sorrir.”
Derek brinca numa parede exterior da UC Davis Medical Center. Eles estão lá para preparar Derek para a cirurgia de cancro no dia seguinte.
Derek é confortado pelo seu irmão Micah, à esquerda, e mãe Cyndie, à direita. Ele recebe uma tatuagem em preparação para a terapia de radiação.

Sentindo a tristeza da mãe, Derek tenta animá-la.
Percebendo que o seu filho nunca irá ter a oportunidade de obter sua carta de condução, Cyndie deixa Derek subir e descer as ruas sentado ao seu colo.
Derek chora com Cyndie tentando o confortar. Ela e o Dr. William Hall argumentam que Derek deve ter uma série de tratamentos de radiação. Derek grita: “Eu não me importo! Leva-me para casa! Eu não aguento mais!
Cyndie tenta distrair ao máximo Derek.
Cyndie recebe consolo da  sua melhor amiga, Kelly Whysong, à esquerda, temendo que o tempo de Derek esteja próximo.
Depois de colocar uma flor ao lado da cabeça do seu filho, Cyndie cai no chão soluçando com sua melhor amiga, Kelly Whysong, à esquerda, e um outro amigo, Nick Rocha, a confortá-la .
Um tumor cancerígeno distendeu tanto o estômago de Derek que suas calças já não servem, enquanto outro no seu cérebro tem prejudicado sua visão, o que torna difícil para ele andar dentro de casa.
Derek recusa-se a tomar medicamentos para as dores. Enfurece-se com sua mãe, culpando-a por não fazê-lo saudável.
Enquanto cuidam de Derek, Cyndie discute com um amigo como irá pagar as despesas.
Derek beija a mãe. A irmã de 6 anos de idade ajuda a empurrar a cadeira de rodas.
Cyndie mantém-se acordada praticamente 24 horas por dia ao seu lado: “Eu estava exausta mas eu tinha de fazer isto. Ele iria chamar o meu nome e esperava sempre que eu estivesse lá”.
Cyndie mostra cartões dados a seu filho por colegas da escola.
Cyndie luta com as suas emoções, enquanto a enfermeira prepara um sedativo que dará a Derek uma morte tranquila. “Eu sei no meu coração, que fiz tudo que eu pude”, diz Cyndie.
Cyndie cai em lágrimas ao ver o filho morrer. Amigos da família oferecem conforto enquanto ela diz: “Está tudo bem agora meu anjo, eu amo-te homenzinho, eu amo-te menino corajoso, amo-te, amo-te”.
Cyndie carrega Derek no caixão com a ajuda dos seus filhos e vários amigos. “Vou levar a sua memória para sempre no meu coração”.


Derek faleceu em 10 de maio de 2006, alguns dias antes do dia da mãe.