Cancro

Cancro

terça-feira, 3 de novembro de 2009

O que é o Cancro?

O cancro é a reprodução anormal das células.

Um conjunto de várias células formam um tecido que por sua vez, estes vão formar os orgãos existentes no nosso corpo. É neste conjunto de células que o cancro se inicia. No processo normal as células crescem e reproduzem-se para dar origem a outras. Durante a sua existência estas têm um ciclo normal da vida, ou seja, envelhecem e morrem sendo posteriormente substituidas por novas células. Porém por vezes este processo ocorre de forma anormal. As células novas são formadas sem que o organismo necessite e entretanto as células mais antigas não se extinguem. Com a existência de um número de células a mais, forma-se um tumor.

Contudo os tumores podem designar-se de malígnos ou benígnos.

  • Os tumores malígnos

    são os que são considerados como perigosos e que podem pôr em risco a vida de um individuo.
    Têm o risco de voltar a crescer, mesmo quando são removidos. As células destes tumores podem entrar e danificar os tecidos e orgãos do nosso corpo, podendo ainda libertar-se do tumor inicial (primário) e penetrar na corrente sanguínea ou no sistema línfantico. A este processo dá-se o nome de metastização.


  • Os tumores benígnos

    Os tumores benígnos são o oposto. São os tumores que raramente podem pôr em risco a vida do indivíduo e que normalmente podem ser removidos, não voltando a crescer. Ao contrário dos tumores malígnos, as células destes tumores não se espalham, tendo o nome de metastização à distância.



Os vários tipos de cancro


Os nomes dados ao cancro provêm do local onde este se inicia. Ou seja, diz-se que se tem cancro no pulmão porque foi neste que ele se iniciou e se desenvolveu e assim sucessivamente. As células cancerígenas podem alojar-se noutros orgãos, indo para estes através do sangue. Quando isto acontece o novo tumo tem igualmente o mesmo tipo de células anormais do tumor inicial. Sendo assim quando o cancro se move para outros orgãos, as células que existirão nestes, serão células do cancro inicial, por exemplo cancro do pulmão. Ou seja, se o tal cancro do pulmão afectar a mama não estamos perante um cancro da mama, mas sim um cancro do pulmão metastizado. O tratamento portanto será ao cancro do pulmão e não da mama.




















Células cncerigenas









Sem comentários: