Cancro

Cancro

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Tipos de tratamento da doença

Existem vários tipos de tratamento para pessoas com doenças cancerigenas. As mais comuns são a cirurgia, radioterapia e a quimioterapia. Pode até mesmo ser usado o transplante de células estaminais, para que o doente possa receber doses muito elevadas de radioterapia e quimioterapia.

Em alguns casos o tratamento é mais eficaz se for utilizado somente um método enquanto que noutros, uma combinação de vários métodos. Se os tratamentos actuarem numa área do corpo específica dá-se o nome de terapêutica local. Pelo contrário se este actuar em todo o corpo dá-se o nome de terapêutica sistémica. a cirurgia e a radioterapia são tratamentos locais.

tratamentos sistémicos - tratamentos que através da corrente sanguínea vão destruir o crescimento das células e controlar o cancro. A quimioterapia, a terapêutica hormonal e a terapêutica biológica são tratamentos sistémicos.


Quimioterapia



um dos efeitos secundários da quimioterapia é a queda de cabelo e pêlos do corpo, voltando depois a crescer embora o cabelo novo possa ter cor e textura diferente do anterior.
Pode ainda causar falta de aptite, náuseas, feridas na boca ou lábios, assim como diarreia.

Radioterapia

aparelho de radioterapia
A radioterapia tal como a quimioterapia, pode ter vários efeitos secundários, tais como: cansaço, principalmente nas ultimas semanas do tratamento. Apesar do descanso ser bastante importante durante este tratamento, os médicos aconselham as pessoas a manterem-se o máximo activas possível. Outro efeito secundário é uma mudança na cor da pele permanente e algumas marcas. Porém estas desaparecem gradualmente com o tempo.

1 comentário:

Luísa disse...

Olá
Gostei muito do vosso blog, os posts estão muito interessantes,
É bom ver como os jovens se interessam por estes assuntos.
Continuem!

Bjs