Cancro

Cancro

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O que fazer para prevenir a doença? Porquê é importante?

O cancro é uma doença que pode levar até vários anos a desenvolver-se. Adoptar um estilo de vida saudável é fundamental.


O cancro, muitas vezes, desenvolve-se sem nos apercebermos. Muitas pessoas pensam que, por não terem sintomas relacionados com esta doença, não estão doentes.




É bastante importante conseguir detectá-la o mais rápido possível, pois assim será mais fácil curar a doença. Sendo assim também é muito importante ter conhecimento como os vários tipos de cancro podem ser evitados/prevenidos. E para isto, os nossos hábitos diários são fundamentais, por exemplo no que diz respeito à alimentação. Entre estes, encontram-se ainda outros hábitos como o hábito de fumar. Um fumador pode contrair mais depressa cancro do pulmão que uma pessoa saudável, ou seja muitas vezes o causador da doença, é a irresponsabilidade de cada um. Não só no que diz respeito ao tabaco, como também às horas expostas ao sol em excesso sem qualquer tipo de protecção, podendo assim provocar cancro de pele.




Uma das formas de conseguir detectar a doença na sua fase inicial é estar atento a qualquer tipo de sintomas e fazer exames/consultas regulares.




 
 
Alguns conselhos importantes que a Liga Portuguesa contra o Cancro e o programa “a Europa contra o Cancro” recomendam para diagnosticar o cancro na fase inicial:





- Não fumar, pois prejudica-o a si próprio e às pessoas que o rodeiam.



- Beber moderadamente



- Evitar horas em excesso expostas ao sol



- Observar instruções de segurança, principalmente em locais onde sejam utilizados produtos que possam contribuir para o cancro



- Utilize frequentemente frutas, vegetais e cereais na sua alimentação



- Evitar ter excesso de peso e evitar alimentos ricos em gordura.



- Procurar o médico se verificar qualquer mudança no aspecto e dimensão de um sinal, ou perda de sangue.



- Procurar o médico se ocorrerem sintomas persistentes como tosse, perda de apetite ou perda de peso sem motivo aparente



- A mulher deve observar os seus seios regularmente e consultar anualmente, um ginecologista




Alguns dos tipos de cancro existentes



Um dos cancros mais comuns em Portugal é o cancro do pulmão. Este pode ser evitado, não fumando, pois este é responsável por 90% dos casos. Entre os casos mais frequentes em Portugal, está também o cancro da mama, cólon ou recto, estômago, colo do útero, pele e próstata.



O cancro da mama:



As mulheres com mais de 40 anos ou mais devem realizar exames clínicos. A partir dos 50, a mamografia deve ser realizada anualmente. Alguns dos factores de risco para este cancro são o alcoolismo, engravidar apenas depois dos 30 anos, obesidade e ter casos na família. É fundamental a prática de actividade física regular, não consumir muitas carnes vermelhas e gorduras e aumentar o consumo de frutas e vegetais para evitar a doença.



Cancro do intestino:



Alguns dos factores de risco são a idade avançada, casos na família, existência de pólipos no intestino. Algumas das formas que ajudam a evitar este cancro são, uma dieta à base de vegetais, fibras e peixe. Evitar bebidas alcoólicas e o consumo de carne vermelha.



Cancro do estômago:
Os factores de risco para esta doença são principalmente o tabaco, o sal, casos na família e cirurgias de úlcera. Pode-se detectar através de endoscopia digestiva e alguns dos alimentos para evitar a doença são, as frutas e verduras frescas. É importante evitar os alimentos enlatados.




Cancro do colo do útero:



Pode ocorrer através da infecção pelo HPV e está provado que o uso frequente de anticoncepcionais orais também contribui. Pode ser evitado através do uso do preservativo, que protege contra a infecção HPV. Este é responsável por 90% dos casos. Deve efectuar-se o exame Papanicolau uma vez por ano.



Cancro da pele:



Os factores de risco são a exposição ao sol e casos na família. Pode ser evitado através de um maior cuidado com as horas ao sol e com a protecção da pele através de protectores solares e roupa, chapéus. No que diz respeito à alimentação deve-se consumir alimentos à base de caroteno, ou seja, alimentos como a abóbora ou cenoura. Pode ser detectado precocemente através de um exame especializado à pele.



Cancro da próstata:



Os factores de risco são o alto nível de testosterona, pai ou irmão com cancro da próstata antes dos 60 anos e uma dieta rica em gordura animal. Pode ser evitado através de uma alimentação saudável composta essencialmente pelos seguintes alimentos: Frutas, legumes, grãos, tomate, salmão (devido ao ómega-3), soja e chá verde. Para realizar um diagnóstico precoce deve-se realizar um exame de toque rectal e de dosagens do antígeno prostático especifico (PSA) no sangue anualmente a partir dos 50 anos de idade.




Sem comentários: